quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto Folclore

Durante o mês de Agosto estivemos voltados para a realização das atividades de pesquisas, leitura, escrita, produções textuais e artísticas sobre a temática da cultura popular brasileira.

Produções escritas


 Confecção de brinquedos e jogos folclóricos



Produção de Cordel e leitura de obras de autores cearenses

Atividades 2011

Letramento

Os educandos desenvolvem atividades que despertem o interesse pela leitura e escrita através dos jogos pedagógico, caça-palavras e produções textuais.



Matemática

O raciocínio lógico é incentivado através de jogos pedagógicos e atividades dinâmicas e prazerosas.

Futsal

Os alunos participam de conversa sobre saúde do esportista, regras de convivência no esporte e técnicas sobre o Futsal.


Teatro

A desinibição, a oralidade, expressão facila e corporal são algumas das atividades que os alunos praticam nos encontros de Teatro.



Horta Escolar

Iniciamos o período de limpeza e preparação dos canteiros para o plantio.

Hora do Lanche

A merenda escolar de qualidade incentiva a permanência do alunado durante o período integral. 


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vídeo sobre a importância da árvore

Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral

As possibilidades da escola na construção do currículo, tempos e espaços da educação integral, expectativas de aprendizagens, cultura digital, entre outros temas, serão abordados no encontro Currículo e educação integral na educação básica: desafios e possibilidades, que começou nesta quarta-feira, 21, e segue até sexta, 23, em Brasília. Participam secretários municipais e técnicos de secretarias estaduais.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, que participou da abertura do evento, destacou o quanto foi oportuno unir as questões sobre currículo e educação integral em uma mesma diretoria do MEC para que se tenha uma visão mais integrada da escola. Segundo ela, “a escola de educação integral é a vanguarda de um projeto que efetivamente está mudando a educação no país.”

Já a secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Macaé Maria Evaristo, que apresentou as experiências da capital mineira com a educação integral, defendeu que os gestores pensem o regime de colaboração entre os entes federados não apenas no quesito do financiamento. “É preciso construir responsabilidades também com a trajetória escolar das crianças e jovens.”

Questões como o tempo e espaço da educação integral e percursos formativos foram apresentadas pelos pesquisadores Luiz Percival de Brito, da Universidade Federal do Oeste do Pará, e Bia Goulart, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bia, que tem formação em arquitetura, apresentou dados de seus trabalhos sobre a relação da escola com a cidade. De acordo com Maria do Pilar, o Mais Educação, desenvolvido pelo MEC, é uma proposta contemporânea que provoca o diálogo da escola com a cidade.

Mais Educação – Atualmente, cerca de 15 mil escolas públicas participam do Mais Educação. O programa foi iniciado em novembro de 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios de todas as unidades da federação, beneficiando 386 mil estudantes. Em 2009, foi ampliado para 5 mil escolas, em 126 municípios, com atendimento para 1,5 milhão de estudantes. Em 2010, 389 municípios aderiram ao programa, que foi estendido para cerca de 10 mil escolas e beneficiou 2,3 milhões de alunos.

Fonte: Portal MEC


HOMENAGEM AO DIA DA ARVORE